Você já deve ter reparado em uma destas tradições: pedaço da gravata ou sapato da noiva para arrecadar dinheiro em uma festa de casamento. Será que estas são boas escolhas para a sua festa? Acompanhe com a gente todos os detalhes destas duas tradições e tire suas próprias conclusões.

Tradição ou falta de elegância?

Este assunto é um tanto polêmico, pois muitos casais são adeptos da tradição, acreditando que esta é uma forma de arrecadar um dinheiro extra para a lua de mel ou até para ajudar no próprio casamento. De fato, vocês irão arrecadar um bom dinheiro e muitos convidados já vão preparados para este momento da festa de casamento. Será muito divertido com os convidados que vocês têm intimidade, mas pode ser um momento delicado com pessoas que você não tem muito contato.

Agora, vendo pelo outro lado, você já pensou que seu convidado gastou com roupa nova, salão de beleza, transporte e seu presente para estar no seu casamento… Você acha justo que ele tenha que dar mais dinheiro? Outro detalhe, se vocês fizeram uma festa de casamento, é porque se planejaram com antecedência. Então, você acha que é realmente necessário perder algumas horas de festa arrecadando dinheiro dos convidados? Quando você contrata a festa de casamento, o preço dela é calculado por hora. Você prefere dançar ou arrecadar dinheiro?

Pra ajudar fiz esse artigo falando dos dois costumes e dando uma sugestão extra que pode ser usada se você tiver nessa linha de pensamento….

O dinheiro arrecadado pode ser colocado em uma garrafa de vidro vazia ou em um cofre. Os padrinhos do noivo colam adesivos nos convidados que contribuíram e também nos que não contribuíram. Pode ser oferecido também um chaveirinho em miniatura com uma gravatinha para ninguém precisar destruir uma gravata.

Existem algumas formas de pedir dinheiro neste momento. Antigamente, a tradição da gravata era a principal e a mais conhecida. Normalmente, os padrinhos do noivo pegam uma gravata velha ou compram uma temática especialmente para este momento e cortam pedacinhos com a tesoura e vendem para os convidados.

Venda de shots (vouchers)

Para os noivos que não querem destruir uma gravata, outra forma de arrecadar é vendendo shots de alguma bebida alcoólica como tequila, vodca ou até whisky. Neste momento, seus padrinhos irão junto com o noivo na mesa dos convidados oferecendo a bebida com um lance mínimo e os interessados podem comprá-la. Esta opção pode ser menos constrangedora do que a gravata e ao menos seu convidado terá algo em troca.

A tradição do sapato da noiva tem o mesmo propósito da gravata. Coloca-se um sapato da noiva em uma bandeja ou junto com um cofre e as convidadas dão dinheiro. Como não é possível cortar um pedaço do sapato, muitas noivas providenciam lembrancinhas para este momento. Normalmente, chaveirinhos fofos com sapatinhos para relembrar a ocasião.

COFRE LUA DE MEL

Para os noivos que acham deselegante passar com sapato, gravata ou bebida, a última opção é disponibilizar um cofre para arrecadar DINHEIRO para a lua de mel, em algum lugar da festa. Geralmente, colocar próximo ao café pode ser interessante, pois todos os convidados passarão por lá em algum momento da festa. É uma forma de deixar o convidado à vontade para contribuir com o que ele tiver, eliminando o constrangimento do pedido, já que muitas pessoas não sabem dizer não e acabam dando por pressão mesmo sem poderem.

Gostaram das dicas? Pedaço da gravata ou sapato da noiva podem ser formas interessantes de arrecadar um dinheiro, mas leve em consideração todos os detalhes antes de decidir este ritual em sua festa.  E se for fazer o cofre você pode adquirir já prontinho na Divina Panela…. aí você aproveita e já faz sua lista de presentes na loja mais completa da moda casa de Divinópolis!

Leia mais:  Nosso Instagram está recheado de informações úteis e inspirações….

Instagram casando.comamor

E conteúdos exclusivos de moda, decoração, tendências e fornecedores no Portal G37.